O Jogo Minoritário

Como funciona

Cada agente começa com um score de 0 e estrategias-por-agente estratégias na sua caixa de ferramentas. Inicialmente cada um escolhe à sorte uma estratégia da sua caixa de ferramentas. Se a estratégia usada previu correctamente se 0 ou 1 estava em minoria, é adicionado um ponto ao score desse agente. Cada estratégia das caixas de ferramentas ganha um ponto virtual, se o seu uso tivesse previsto correctamente que número estava em minoria. A partir de então cada agente passa a usar, em cada lance, a estratégia com o maior número de pontos virtuais para prever se deve escolher 0 ou 1.

Como usar o applet

go:
começa / pára o modelo.
setup:
faz o reset da simulação de acordo com os parâmetros atribuídos pelos sliders.
numero:
estabelece o número de agentes que participam. Este número é sempre ímpar para assegurar a existência de uma minoria.
memoria:
estabelece o comprimento da Historia (inicialmente construída ao acaso) que os agentes usam para fazer as previsões. Mais interessante entre 3 e 12, se bem que existam alguns comportamentos interessantes para 1 e 2. No caso em que se usa a memoria de 1, as estrategias-por-agente têm de ser inferiores ou iguais a quatro (para evitar ciclos computacionais infinitos).
estrategias-por-agente:
estabelece o número de estratégias que cada agente tem na sua caixa de ferramentas. Cinco é tipicamente um bom valor. Contudo, para propósitos de investigação, pode ser mudado usando o slider correspondente.
colorir-por:
"Escolha" representa os agentes que mudam de cor consoante tenham escolhido 0 (vermelho) ou 1 (azul). "Successo" representa os agentes que mudam de cor consoante a sua taxa de sucesso (o número de vezes que estiveram em minoria a dividir pelo número de selecções). Um agente é verde se está a menos de um desvio padrão da média, vermelho se está a mais de um desvio padrão para cima e azul se está a mais de um desvio padrão para baixo.