Fractais
Introdução
Neste módulo pretende-se gerar e analisar figuras fractais.
Um fractal é um objecto que possui uma estrutura não trivial em toda as escalas.
Um objecto que tenha a propriedade de auto-semelhança exacta mediante
rescalamento, como os exemplos de fractais geométricos gerados pelo
primeiro conjunto de programas que utilizaremos, é um fractal. Outros
fractais têm esta propriedade apenas de uma maneira aproximada ou estatística.
Nestes casos, uma porção aumentada do objecto total tem
a mesma estrutura ou uma distribuição estatística similar
mas não é uma réplica exacta deste.
Muitas formas na natureza são aproximadas por esta geometria.
Por exemplo, podemos pensar numa árvore como um objecto que tem uma
estrutura fractal ao longo de uma certa gama de escalas. Se se olhar para
ela como um todo, vê-se o tronco principal e os ramos menores que
partem dele. Se se olhar para um desses ramos menores vê-se essencialmente
a mesma coisa, outros ramos ainda menores que partem do anterior. Outro
exemplo é a linha de costa de um país. Se for vista numa
carta de 1/100 000, é possível observar inúmeras
baías e penínsulas. Numa carta de 1/10 000 passa a ser possível
observar muitas mais sub-baías e subpenínsulas de uma parte
dessa linha de costa. Numa carta de 1/1000 vê-se que troços
aparentemente 'lisos' à escala anterior possuem por sua vez o mesmo
tipo de estutura. No caso dos fractais naturais, não é possível
prosseguir indefinidamente, e portanto estes não são fractais
no sentido rigoroso do termo, tal como também não há
nas formas naturais esferas ou planos.
Neste módulo vão ser apresentados três métodos
distintos de criação de fractais.
O primeiro método é a recursão geométrica
: repetindo indefinidamente uma regra de construção simples
obter-se-á um objecto com uma estrutura não trivial a todas as escalas e auto-semelhança
exacta mediante rescalamento.
No segundo programa mostra-se como formas fractais podem também
surgir como conjuntos atractores (atractores estranhos) de uma dinâmica
não linear. O famoso atractor de Lorenz pertence a esta família
de fractais, que, no sentido em que as equações que os geram
modelam certos fenómenos, são também fractais naturais.
Um terceiro método de obtenção de figuras fractais
utiliza regras que, ao contrário dos exemplos anteriores, que são
totalmente deterministas, envolvem elementos de aleatoriedade. Tomaremos
como exemplo deste tipo de regras a marcha aleatória.
Finalmente, o último programa introduz o conceito de dimensão
fractal e apresenta um método de caracterização dos
objectos fractais baseado no cálculo da chamada 'dimensão
de contagem de blocos'.
Referências
- http://classes.yale.edu/Fractals/
- http://mathworld.wolfram.com/StrangeAttractor.html
- Sprott, J. C. Strange Attractors: Creating Patterns in Chaos. New York: Henry Holt, 1993a.
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