CONTACTOS

FCUL-Campo Grande | Divisão de Informação [a/c Miguel Gonçalves]
Telefone 21750 0000 (ext 24348) | Fax 21750 0147 | e-mail nci@sa.fc.ul.pt

CFTC-Complexo Interdisciplinar [a/c Cristina Pereira], Av Prof Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa
e-mail cftcweb@cii.fc.ul.pt | Telefone 21 7904741 (ext 4141) | Fax 21795 4288 (89)




Claude Cohen-Tannoudji em Lisboa a convite do CFTC-FCUL


Claude Cohen-Tannoudji terminou o doutoramento sob a orientação dos Professores Kastler e Brossel, em 1962, na École Normale Supérieure em Paris. Ocupou a posição de Professor na Universidade de Paris de 1964 a 1973 e desde então, é Professor no Collège de France (Paris). É membro da Académie des Sciences francesa e Foreign Associate da US National Academy of Sciences e da American Academy of Arts and Sciences.

Entre muitas distinções, recebeu o prémio Ampère da Académie des Sciences, o Thomas Young Medal and Prize do Institute of Physics, o Lilienfeld Prize da American Physical Society, o Charles Townes Award da Optical Society of America e o Quantum Electronics Prize da European Physical Society.

É Doctor Honoris Causa das Universidades de Uppsala, Jérusalem, Bar Ilan, Sussex, Recife, Brussels, Liège, Pékin, Tel Aviv ...

Em 1997, partilhou o prémio Nobel da física com William D Phillips e Steven Chu, pela manipulação e arrefecimento dos átomos, com a luz produzida por lasers.

Escreveu vários livros: "Quantum Mechanics" com Bernard Diu e Franck Laloë ; "Photons and Atoms" com Jacques Dupont-Roc e Gilbert Grynberg ; "Atom Photon Interactions", com Jacques Dupont-Roc e Gilbert Grynberg e recentemente, "How rare events bring atoms to rest", com Alain Aspect, François Bardou e Jean-Philippe Bouchaud. Publicou cerca de 200 artigos (teóricos e experimentais) em física atómica e óptica quântica.

Para saber mais...

O despertar de vocações na ciência em geral e na física em particular é um objectivo nacional reconhecido e um objectivo do Centro de Física Teórica e Computacional, na medida em que a investigação autónoma e competitiva necessita atrair jovens em princípio de carreira.

Nada melhor do que a experiência e o prestígio de um investigador de renome internacional para transmitir aos jovens o fascínio da descoberta cientifica.