FCUL-Campo Grande | Divisão de Informação [a/c Susana Esteves]
Telefone 21750 0000 (ext 24348) | Fax 21750 0147 | e-mail nci@sa.fc.ul.pt

CFTC-Complexo Interdisciplinar [a/c Cristina Pereira], Av Prof Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa
e-mail cftcweb@alf1.cii.fc.ul.pt | Telefone 21 7904741 (ext 4141) | Fax 21795 4288 (89)

Pierre-Gilles de Gennes em Lisboa a convite do CFTC-FCUL

Pierre-Gilles de Gennes nasceu em Paris. Estudou Física na École Normale de Paris e doutorou-se em 1957; trabalhou no Centre de Energie Atomique (CEA) em Saclay, com A Aragam e J Friedel e na Universidade da California, Berkeley, com C Kittel. A sua investigação neste período incidiu sobre a dispersão de neutrões e magnetismo.

Depois do serviço militar na Marinha Francesa, voltou a fazer investigação em Física no CNRS, em Orsay, onde formou um grupo de supercondutores; em 1971 tornou-se Professor no Collège de France. A sua investigação passou a centrar-se na matéria mole desde 1968, altura em que começou a estudar cristais líquidos.

Trabalhou em problemas de física de polímeros, dinâmica de 'wetting' e física-química da adesão. Entre os prémios que recebeu contam-se o Nobel da Física, o prémio Wolf (Israel) e os prémios Holoweck (Sociedades Inglesa e Francesa de Física) e Ampère.

Depois de receber o Nobel em 1991, alunos, escolas e clubes de ciência em todo o mundo de língua francesa tem-no convidado para falar sobre o seu trabalho de investigação, a vida profissional dos cientistas e o papel da ciência no mundo moderno. Estas experiências foram compiladas num livro, FRAGILE OBJECTS - SOFT MATTER, HARD SCIENCE AND THE THRILL OF DISCOVERY, que inclui as palestras e um resumo das discussões que se lhes seguiram.

Para saber mais...

O despertar de vocações na ciência em geral e na física em particular é um objectivo nacional reconhecido e um objectivo do Centro de Física Teórica e Computacional, na medida em que a investigação autónoma e competitiva necessita atrair jovens em princípio de carreira.

Nada melhor do que a experiência e o prestígio de um investigador de renome internacional para transmitir aos jovens o fascínio da descoberta cientifica.

New! Entrevista com Pierre-Gilles de Gennes

New! Fotos